SINOPSE HISTÓRICA da Banda















SINOPSE HISTÓRICA

Famalicão da Serra situa-se na Zona do Zêzere, no limite oriental do Parque Natural da Serra da Estrela, a dezoito quilómetros da Guarda, na estrada para Manteigas.
A Freguesia de Famalicão compreende a aldeia do mesmo nome e anexa a Carapita.
A mesma é atravessada pela Ribeira de Famalicão, a aldeia encontra-se num vale encaixado entre duas encostas que descem apontadas a Ribeira.
A Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, tem sido motivo de orgulho para a freguesia de Famalicão da Serra, onde se encontra sediada e para as gerações de músicos que por ela passaram e da qual alguns músicos ainda fazem parte desde há trinta anos atrás.
As suas origens remontam ao inicio do século XX, tem um registo memorial de existência superior a mais de cem anos e apesar de uma pequena interrupção das suas actividades, por um período de vinte anos, esta instituição encontra-se em plena actividade, sem qualquer interregno, desde há trinta anos, aceita-se o ano de 1915 como o da fundação, com base em testemunhos orais.
Desde o seu relançamento no ano de 1980 é a única filarmónica do concelho da Guarda. 
Apesar da incerteza da data exacta, foi celebrado no dia 26 de Junho de 2005 o seu 90 Aniversário, com a participação das Bandas Filarmónicas Bingre Canelense, Banda de Pínzio e Banda Boa União de Manteigas e com a presença das entidades oficiais representativas da Junta de Freguesia de Famalicão e da Câmara Municipal da Guarda. 
O seu percurso de sede em sede, desde a mais simples casa de habitação ou de uma pequena loja ou garagem, muitas vezes cedidas gentilmente por algum elemento da banda filarmónica para a realização dos ensaios bissemanais, até há sua sede actual cedida atenciosamente pela Junta de freguesia de Famalicão tem reflectido a vontade e o amor das pessoas que fundaram esta associação “Música de Famalicão” como era inicialmente denominada e das pessoas que a integram, pela música, pela cultura e pela tradição musical. 
Actualmente a única Banda Filarmónica do concelho da Guarda, esta organização preza pela dedicação, esforço, coragem, inovação e seriedade em preservar a sua riqueza instrumental e qualidade musical formando, anualmente, novos elementos, de todas as idades, para integrar o seu conjunto através da sua escola de música. 
Toda a aprendizagem musical é realizada na sede da instituição e encontra-se aberta a todas as pessoas da freguesia, das freguesias vizinhas e a todos os interessadas em aprender solfejo e a arte de tocar um instrumento musica. Assim, serão futuramente integrados na Banda Filarmónica de Famalicão com objectivo de divulgar a sua música por festas e romarias, civis e religiosas, através de concertos e encontros, de norte a sul do país.

Todo o seu património cultural, instrumental e de manutenção tem sido obtido graças ao enorme esforço individual e colectivo dos elementos desta filarmónica. Contudo  torna-se inprescendível o apoio das entidades municipais e locais e de outras entidades culturais, desde a obtenção e preservação dos uniformes e calçado para os elementos musicais, desde a aquisição de um autocarro e de uma carrinha para o transporte da colectividade, para os serviços para os quais são contratados, até à substituição e reparação dos instrumentos que o justifiquem.

Com uma média de 35 elementos anuais, com idades compreendidas entre os cinco e os sessenta anos de idade. É contituida por um corpo directivo e fiscal formado por dez elementos, esta instituição segue um plano rigoroso de actividades anuais, com os seguintes objectivos e propósitos: 
  •  Incentivo da população para a participação nas festas religiosas, civis e profanas representativas das actividades tradicionais
  •  Participação nas festas do concelho, quer de carácter popular e religioso quer as de responsabilidade camarária:
  •  Promoção do nome da freguesia e do concelho através da difusão da música:
  •  Promoção de aulas de formação musical e de aperfeiçoamento de instrumentos:
  •  Fomentar o intercâmbio cultural com outras associações nacionais e estrangeiras,
  •  Manter a actividade da escola de música, de modo a aumentar a qualidade e aumentar as opções instrumentais;
  •  Festejos de aniversários e participação em encontros de bandas,  
  •  Participação em concertos nas localidades vizinhas e na capital de concelho, sempre que solicitado,
  •  Participação nos cursos anuais promovidos pela Inatel, para jovens músicos e participação na respectiva orquestra
  •  Participação em cursos promovidos pela Inatel, para regentes de bandas amadoras;
  •  Incentivo dos jovens músicos para a importância da tradição musical e da arte musical.
Além das actividades do plano comum salientam-se, especialmente, as participações no concerto realizado na Feira Popular de Lisboa em 1992 no encontro de Bandas nas comemorações do Foral da Guarda, em 27 de Novembro de 1998 no intercâmbio com a Banda de Pinhel, Aniversário da Banda Filarmónica de Pínzio. em 1 5 de Julho de 2004 e em 16 de Junho de 2007 aniversários da Banda de Canelas, entre outros.

Paralelamente às actividades directamente relacionadas com a Banda Musical, esta instituição tem vindo recentemente a promover a prática desportiva dos seus elementos, através da organização de torneios de futebol com a participação de uma equipa da respectiva filarmónica, já teve também e através de parceria com o ‘Centro de Artes Marciais da Guarda”, em que a banda disponibilizava uma escola de Karate-Shotokan à população de Famalicão da Serra, com periodicidade de treinos de 3 horas semanais, que tinham lugar no edifício sede desta instituição.

A Direção da Banda.